Monte Sole é uma elevação dos Apeninos bolonheses, cujas encostas eram pontilhadas, até a Segunda Guerra Mundial, por várias pequenas e habitadas localidades. Entre 29 de setembro e 5 de outubro de 1944, seus moradores — em sua maioria crianças, mulheres e idosos — foram vítimas de um terrível massacre perpetrado pelas SS nazistas: ao todo, foram mortas 780 Pessoas, muitas delas enquanto buscavam refúgio nas igrejas. Entre as vítimas estavam também cinco Sacerdotes: o P. Giovanni Fornasini, proclamado Beato em 2021; o P. Ubaldo Marchioni, sacerdote diocesano; o P. Elia (Elias) Comini, salesiano; e o P. Martino Capelli, dehoniano, que serão beatificados no domingo, 27 de setembro de 2026, em Bolonha. A eles se some o P. Ferdinando Casagrande, cuja Causa de Beatificação está em andamento.

Estamos entre junho e setembro de 1944

O avanço da Frente Aliada, a presença da brigada partisan ‘Stella Rossa’ nas alturas de Monte Sole e o risco de os alemães ficarem cercados colocavam a população perante a ameaça de uma destruição total. O P. Comini acolhia os familiares dos mortos e escondia pessoas procuradas pelos nazistas. Também auxiliava o idoso pároco de San Michele de Salvaro, Monsenhor Fidenzio Mellini: dava catequese, orientava exercícios espirituais, celebrava Missa, pregava, fazia exortações, tocava instrumentos, cantava, animava os demais a cantar, numa tentativa de preservar a serenidade à medida que a situação se agravava. Mais tarde, ao lado de P. Martino Capelli, dehoniano, que havia chegado à Região, percorria continuamente as áreas atingidas para socorrer os necessitados, levar consolo, administrar os Sacramentos e sepultar os mortos.

O “Tríduo da Paixão” do P. Elia Comini e do P. Martino Capelli começa na sexta-feira, 29 de setembro.
Os alemães espalham o pânico na região de Monte Salvaro e a população corre para a igreja-paróquia em busca de proteção. Arriscando a vida, o P. Comini esconde cerca de 70 homens num cômodo anexo à Sacristia, ocultando a porta atrás de um velho armário. O estratagema funciona: embora revistem o local três vezes, os soldados alemães não percebem a presença dos homens. Enquanto isso, chega a notícia de que tropas das SS haviam massacrado dezenas de pessoas na localidade de Creda, entre elas feridos e moribundos - que precisavam de socorro.

O P. Comini celebra sua última missa nas primeiras horas da manhã e, em seguida, com o P. Capelli, toma dos Santos Óleos e a Eucaristia, e se apressa, na esperança de ainda poder socorrer alguém. A decisão parte de sua própria iniciativa: todos - do pároco às mulheres presentes - tentam dissuadi-los: “Não vá, Padre. É perigoso!”. Chegam mesmo a tentar impedi-los à força; mas o P. Comini e o P. Capelli tomam a decisão plenamente conscientes do risco de morte. “Rezem, rezem por mim, porque tenho uma missão a cumprir”; e ainda: “Rezem por mim, não me deixem sozinho!” . Nas proximidades de Creda de Salvaro, os dois sacerdotes são capturados. Tratados como “animais de carga”, são obrigados a transportar munições e, ao anoitecer, são confinados no estábulo de Pioppe di Salvaro - teria dito.

Sábado, 30 de setembro

O P. Comini e o P. Capelli empregam todas as suas forças para confortar os numerosos homens confinados com eles. O Comissário ‘municipal’, de Vergato, Emilio Veggetti, que conhecia muito bem o P. Comini, tenta em vão obter a libertação dos prisioneiros. Os dois sacerdotes continuam rezando e levando consolo; à noite, confessam-se mutuamente.

Ao cair da tarde do dia seguinte, domingo, 1º de outubro de 1944, uma rajada de metralhadora matou as 46 pessoas que seriam lembradas como vítimas do episódio que entrou para a história como o ‘Massacre de Pioppe di Salvaro’. Eram homens considerados inaptos para o trabalho. Entre eles estavam também ambos os sacerdotes, ainda muito jovens, que dois dias antes haviam sido obrigados a fazer trabalhos pesados. Algumas testemunhas, a pouca distância do local, puderam ouvir a voz de P. Comini conduzindo as Ladainhas, seguida pelo som dos disparos. Antes de cair, mortalmente ferido, o P. Comini gritou: “Piedade, piedade!”. O P. Capelli, por sua vez, levantou-se do fundo da Botte e traçou amplos ‘sinais da cruz’, até tombar de costas, com os braços abertos em forma de cruz...

Vinte dias depois, com a abertura das comportas, a água do rio arrastou os restos mortais, sem deixar... vestígios. Na Botte, a morte veio entre bênçãos e invocações, orações, atos de arrependimento e pedidos de perdão. Ali, como em outros lugares, enfrentaram a morte como Cristãos: com Fé e o coração voltado para Deus, na Esperança da Vida Eterna, como Testemunho de uma Humanidade Reconciliada.

‍

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.